Setembro Amarelo
top of page
Buscar

Setembro Amarelo

O que é setembro amarelo?

O setembro amarelo é uma campanha brasileira que existe desde 2015, dedicada à conscientização da prevenção ao suicídio. Durante o mês, diversas ações são realizadas buscando dar voz à problemática, que muitas vezes não recebe a devida atenção. Atualmente, podemos dizer que o tabu em volta do assunto já é menor, mas, que ainda existem obstáculos que impedem que a pauta seja efetiva e tenha bons resultados na sociedade.


Por que precisamos deste período?

De acordo com a revista Veja, o Brasil é o país com mais casos de depressão e ansiedade da América Latina. Fatores como pobreza, aumento do desemprego, uso de álcool e drogas, perda de um ente querido, entre outros, influenciam na saúde mental dos brasileiros, consequentemente aumentando os números de casos destes transtornos psicológicos. Levando isto em consideração, também em homenagem ao Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (10/09), setembro foi definido como o período tanto para a discussão do assunto, quanto para a identificação de sinais e oferecimento de ajuda.


Qual o significado do símbolo?

O símbolo da fita amarela tem origem na história do norte-americano Mike Emme, um jovem de 17 anos, que sofria de sérios problemas mentais e infelizmente em 1994, tirou sua própria vida. No dia de seu velório, havia uma cesta com cartões com mensagens acompanhados de fitas amarelas, originando a iniciativa do simbolismo ao redor do objeto.


Como identificar comportamentos suicidas?

Saber identificar atitudes de quando alguém está pedindo ajuda é fundamental, deste modo, fique

alerta aos sinais abaixo:

- Alterações no humor;

- Desleixo com a aparência;

- Ações irresponsáveis e inconsequentes;

- Frases desesperançosas de cunho suicida;

- Isolamento de pessoas com quem convive;

- Abandono de atividades;

- Piora do desempenho escolar ou profissional.


O que fazer para ajudar?

Ao notar os sinais, é fundamental que haja uma conversa de empatia, respeito e compreensão com o indivíduo que esteja nessa situação delicada. Além disso, é importante que o indivíduo contate o CVV - Centro de Valorização da Vida, que realiza atendimento de apoio emocional e prevenção de suicídio pelo telefone 188.


UniAmérica Descomplica, Centro Universitário Foz do Iguaçu.

Clínica Social Santo Antônio e a importância de quebrar o tabu que existe em volta do tema.

Contato (31) 9 9715 1755

bottom of page