Quarta-feira de Cinzas: Silêncio e Oração
top of page
Buscar

Quarta-feira de Cinzas: Silêncio e Oração

Um dia dedicado ao Jejum e a Oração. Dia também de receber as cinzas como sinal de arrependimento dos pecados e o começo de uma nova Caminhada.


A Quarta-Feira de Cinzas foi celebrada em dois momentos em nossa comunidade. Às 17h, uma celebração voltada para os Idosos e Enfermos "muitas vezes levamos a comunhão até eles, que pouco vem a igreja e precisamos sim trazê-los aqui" afirmou Padre Jorge. Com apoio da comunidade, dos familiares e dos Ministros da Sagrada Comunhão, que semanalmente já visitam os que não poder ir à Santa Missa, eles participaram da celebração, que marca o início da Quaresma.





Na missa das 19h30 a igreja ficou lotada. Na homilia, o Padre convidou a comunidade a fazer a experiência com Deus. E reforçou o pedido do Profeta Joel na primeira leitura: "Rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”, lembrando que temos que abrir o coração para que o Senhor possa nos curar e libertar.


Ele ainda alertou que Jejum, oração e esmola, devem ser vivenciados de maneira sóbria, assim como nos pede São Mateus 6, 2-4 "Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa." E reforçou que o Jejum da "língua" é um grande desafio para nós cristãos.



Por fim, Padre Jorge pediu a todos para serem imitadores de Cristo e repetir durante toda Quaresma o refrão do Salmo 50 "Misericórdia, ó Senhor, pois sou pecador".


Com início da Quaresma, a Igreja no Brasil, desde 1962, lança também a Campanha da Fraternidade. Este ano, o tema é "Fraternidade e Superação da Violência" e o lema: "Em Cristo somos todos irmãos". O padre lembrou que é passada a hora de trabalharmos para acabar com todos os tipos de violência: física, psicológica, sexual, midiática e tantas outras que o mundos nos apresenta.






bottom of page