Paróquia participa da Assembleia da Rense
top of page
Buscar

Paróquia participa da Assembleia da Rense

Nossa Paróquia marcou presença na Assembleia Pastoral Regional da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança. O encontro aconteceu na tarde desse sábado, 30 de outubro, na PUC Minas.


A tarde começou com um breve momento de oração no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida e em seguida, caminhando e cantando, os participantes se dirigiram para o Teatro João Paulo II. Lá se reuniram e tiveram acesso a um resumo das principais atividades realizadas na RENSE no ano de 2021, além dos desafios e das dificuldades encontradas durante a caminhada pastoral.


Logo após, dom Joaquim Mol, bipo auxiliar para a RENSE deu as boas-vindas e acolheu com entusiasmo cada um e cada uma. O vigário episcopal, padre Junior Vasconcelos, apresentou as diretrizes elencadas para o próximo ano em nível regional, e as devidas ações para cada uma delas – Casa do Pão, Casa da Palavra, Casa da Caridade e Casa da Missão – sugeridas pelas comunidades paroquiais que compõem a Região Esperança. Todas as iniciativas passaram por votações antes de serem devidamente aprovadas.


Tendo a aprovação da maioria que esteve presente na Assembleia Regional da RENSE, após algumas alterações no texto, o Plano Pastoral da Região Esperança para o ano 2022 será encaminhado às paróquias e, até o dia 5 de dezembro, cada comunidade paroquial deverá realizar sua própria assembleia, elencar suas diretrizes com as ações e enviar para a Região Episcopal.


Antes de finalizar o encontro, a pastoralista para a Catequese, Ana Angélica Ribeiro, falou sobre a cartilha que aborda o sínodo e a sinodalidade, neste material também consta um cronograma da caminhada sinodal na Arquidiocese de Belo Horizonte. Ela destacou o caminho da escuta vivido neste momento em toda a Igreja no Brasil e no mundo.


Dom Joaquim Mol, no instante final da Assembleia, disse “Hoje, após tanto tempo sem um evento presencial em nossa Região Episcopal, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid 19, foi possível nos encontrarmos. Nosso muito obrigado a todos que estiveram aqui”. Finalizou.


Fotos: Janaína Gonçalves / Pascom RENSE e Pascom SAVB

















bottom of page