O relacionamento familiar saudável na pandemia
top of page
Buscar

O relacionamento familiar saudável na pandemia

Ter uma boa relação familiar fortalece os laços afetivos e também melhora a autoestima dos seus membros.


Com a imposição do isolamento social a convivência familiar se tornou mais intensa, com isso podem surgir conflitos e divergências, mesmo em famílias que mantém relacionamento saudável e funcional, onde as fronteiras de cada subsistema são definidas e respeitadas.


Vejamos algumas dicas:


Respeito

A resolução dos conflitos virá quando todos unirem esforços em prol de um relacionamento mais saudável e harmonioso. A primeira atitude indispensável em qualquer tipo de relação é o respeito, pois esse é a base dos relacionamentos saudáveis e duradouros. Cabe ressaltar que o respeito começa por si próprio, pois a medida que a pessoa se respeita,

passa também a impor limites ao outro, afinal, os outros só fazem conosco o que nós permitimos.


Empatia

A empatia é outro fator fundamental para um relacionamento saudável. É preciso colocar-se no lugar do outro e acolher o seu sofrimento sem julgamentos.


Diálogo

O diálogo é outra característica imprescindível em um relacionamento saudável. Evite brigar procure negociar. Saiba ouvir a opinião do outro e fale calmamente o seu ponto de vista. Para isso é preciso estar disposto a ouvir, ter flexibilidade e ceder de vez em quando.


Tolerância

Tolerar as diferenças é outro aspecto que deve ser mantido nos relacionamentos. Aceitar que nem todos são iguais a você e que cada um tem seus gostos e preferências é fundamental para manter um relacionamento saudável e duradouro.


Ajuda

Peça ajuda quando necessário. Para se relacionar bem com os outros, primeiro você precisa estar bem consigo mesmo. Pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza, mas um sinal de que você chegou no seu limite e isso pode gerar problemas emocionais ou de saúde. Todos nós temos um limite. Respeite o seu.


Vivemos um momento novo para todos, portanto ainda estamos aprendendo a lidar com essa situação. Este pode ser um momento propício para promover mudanças no relacionamento familiar.


Psicologia Viva


Um abraço, Rúbia Mara de Assis - Psicóloga Humanista

Whatsapp (31) 9 9715 1755

bottom of page