Feridas emocionais da infância que duram toda vida
top of page
Buscar

Feridas emocionais da infância que duram toda vida

Não há dúvidas de que se aprende muito na infância. Porém, a criança é como uma esponja, que absorve tudo o que é positivo e também tudo o que é negativo. Daí as feridas que podem não curar. Tudo o que acontece na infância serve para moldar a pessoa que você será quando adulto. É nessa etapa da vida que se começa a trabalhar a autoestima, por exemplo, tão importante para desenvolver a resiliência e saber lidar com a frustração.


Principais feridas que precisam ser encaradas, muitas vezes com a ajuda de um psicólogo, para poder se livrar de todas as emoções negativas e, finalmente, começar a viver uma vida sem o peso dessa carga.


1. Medo ao abandono. Esta é, sem dúvida, umas das feridas emocionais que aparecem quando os pais não podem (ou não querem) assumir o papel de figura protetora. A falta de companhia e de atenção deixam marcas profundas na criança, especialmente se os pais ou responsáveis nunca estão para acolher esse menino ou menina quando enfrentam seus medos. Chegará à fase adulta como uma pessoa insegura e emocionalmente dependente. Também é normal que sejam solitários e tenham dificuldades para fazer amigos.


2. Rejeição. A rejeição é dolorosa e, quando sistematizada, acaba criando um sentimento de insegurança. Carinho e compreensão são fundamentais para que a criança se desenvolva adequadamente e com segurança emocional. Sem isso, independente do capaz que seja, se sentirá inferior a tudo e a todos. Quando adulto, dificilmente se alegrará ou se sentirá satisfeito por suas conquistas, o que dificultará sua relação com os demais em todos as esferas da sua vida.


3. Injustiça. A infância é uma etapa de aprendizado, quando, dentre outras coisas, começamos a construir nosso senso de justiça. O favoritismo entre irmãos, as diferenças de tratamento em casa e na escola, são situações que servem para alimentar a ideia de que a criança não é merecedora da atenção daqueles que a cerca. Cresce insegura e pessimista, esperando inconscientemente o destrato por parte de todos. Está claro que fica difícil construir relacionamentos duradouros partindo dessa visão de mundo.


4. Humilhação.Seja por situações de bullying ou por um ambiente familiar nocivo, a criança que cresce sendo constantemente submetida à humilhação ficará traumatizada. Esse trauma impactará sobretudo sua autoestima, deixando-a triste e ansiosa. Como adulto, terá pouca ambição pelo futuro, justamente por não confiar em suas potencialidades.


5. Traição. Promessas não cumpridas: uma atitude aparentemente inocente, adotada pelos pais e responsáveis. Quando afirmações como "se você fizer a lição, te levo no parque" ou "se você raspar o prato, vai poder pedir o que quiser" não se cumprem, está em jogo bem mais que a frustração da expectativa da criança. Para ela, é um golpe à confiança que deposita nos pais ou responsáveis, que são infalíveis no seu. entendimento. Pelo exemplo, se está sendo ensinado que não se pode confiar em ninguém, que o mais seguro é não acreditar, porque assim se evita o sofrimento.


Rúbia Mara de Assis

Clínica Social Santo Antônio

(31) 99715 1755

bottom of page