Estágios de motivação para a mudança de comportamento
top of page
Buscar

Estágios de motivação para a mudança de comportamento

Quando falamos de construção de novos hábitos, é necessário tratar da mudança de comportamento e da motivação necessária para encarar todo o processo que envolve abrir mão daquilo com que estamos acostumados.


1. Pré-contemplação (”que problema?”)

O principal objetivo desta etapa é definir o problema e torná-lo conhecido por meio de informações de qualidade e que geram insights para a mudança.


2. Contemplação ( ok, talvez exista um problema”)

As pessoas estão começando a reconhecer que seu comportamento é problemático e começam a olhar para os prós e contras de suas ações. Aqui o objetivo é analisar os benefícios de uma potencial mudança. Ou seja, por meio de estímulos, até mais céticos precisam ser convencidos de que está na hora de iniciar uma mudança. É a famosa “virada de chave” para um novo hábito.


3. Preparação (“ me sinto pronto”)

Nessa etapa o objetivo é compreender quais são os pequenos passos possíveis em direção a uma grande mudança de comportamento, bem como tornar palpáveis algumas das dificuldades que possam vir a ser enfrentadas.


4. Ação (“vou agir”)

Nessa etapa, as pessoas que decidem pela mudança de comportamento também precisam ser educadas para uma potencial recaída. Aqui, o mais importante é trazer feedbacks positivos para as conquistas, mas sem abrir mão de olhar com gentileza para as imperfeições.


5. Manutenção (“ continue a agir”)

Talvez o maior desafio na mudança de comportamento seja a consistência. Nessa etapa, o mais importante é criar mecanismos de reforço positivo do novo hábito, bem como relembrar os ganhos e benefícios do novo comportamento.


6. Recaída (“ interrompi minha ação”)

A mudança de comportamento dificilmente será linear, mas cíclica. O mais importante de se observar aqui são os gatilhos indutores dessa regressão. O que aconteceu na sua vida que te fez retomar o hábito antigo? Não há culpa nem vergonha alguma nessas idas e vindas. Pelo contrário, elas podem ser importantes para o processo de aprendizagem até que, de fato, um novo comportamento se torne duradouro.


Se precisar procure um psicólogo para te orientar!


Rúbia Assis

Psicóloga Clínica Social Santo Ântonio- Vila Belém

Whatsapp (31) 99715 1755

bottom of page