Buscar

Retrospectiva Paroquial 2017


Em 2017 vivemos um ano de mudanças, aprendizados e sobretudo de muito crescimento. No início do ano lançamos o site da nossa Paróquia e coma ajuda de todos registramos os momentos marcantes na fé e na caminhada da nossa Paróquia.


Apresentamos aqui, uma pequena Retrospectiva Paroquial 2017. Que seja inspiração para alçarmos voos mais altos em 2018, sempre guiados por Deus!



No dia 01: a Comunidade se reuniu nas celebrações do primeiro dia do Ano, para louvar Maria, Mãe de Deus. Padre Joaquim comunicou à comunidade que a Arquidiocese anunciou sua transferência para Paróquia São Tiago Maior e a vinda do Padre Jorge para nossa Igreja.


Dia 09: os doentes e enfermos que recebem a comunhão em casa, participaram da Santa Missa no pátio da Paróquia.


Do dia 07 ao dia 14: a comunidade vivenciou a Semana Missionária Internacional, com a presença do Grupo Jovens Sem Fronteiras do Paraguai, centenas de famílias no nosso bairro foram visitadas.


Dia 19: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão participam do ultimo encontro de formação antes da investidura.


Dia 22: jovens da Paróquia São Tiago Maior fizeram uma visita ao Padre Joaquim Renato.


Dia 23: Conselho Pastoral Paroquial se reuniu para traçar o Plano Pastoral para 2017, tendo como base o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, da Arquidiocese de BH. Foram escolhidos como como foco da nossa Paróquia: 1 - Família, 2 - Opção Preferencial pelas Juventudes, 3 - Opção Preferencial pelos Pobres.


De 25 a 29: os Catequistas de Iniciação Cristã - Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma, participaram de formação.


Dia 28: os 40 novos Ministros Extraordinários da Eucaristia foram investidos em missa presidida pelo Padre Joaquim Renato.


Dia 29: comunidade se reuniu para homenagear, agradecer e se despedir do Padre Joaquim. Pela manhã depois da celebração das 9h um grande café teve a participação de centenas de pessoas.



Dia 01: em entrevista ao site da Paróquia, Padre Joaquim Renato fez um balanço dos 12 anos à frente da comunidade - acesse a entrevista http://bit.ly/2C2A2Ys


Dia 03: Padre Jorge Antônio de Castro deu entrevista ao site da Paróquia e falou sobre as expectativas para assumir a nova missão - acesse a entrevista aqui - http://bit.ly/2lcy90P


Dia 04: Catequese de Primeira Eucaristia retornou das férias com momento de dinâmica e interação.


Dia 04: Padre Joaquim apresentou Padre Jorge ao Conselho Pastoral Paroquial.


Dia 04: Crismandos retornaram de férias em Tarde de Louvor com o tema: "Uma Vida Cheia do Espírito Santo".


Dia 16: em missa presidida por dom Joaquim Mol, com Igreja lotada, Padre Jorge é empossado Pároco - http://bit.ly/2zHmUSK



Dia 02: comunidade participa da celebração da Quarta-Feira de Cinzas.


Dia 10: tem início a caminhada penitencial. Todas as sextas-feiras de Março, às 05h30 a comunidade saiu do Eremitério em caminhada até a Matriz.


Dia 13: começam as celebrações no Eremitério em honra a Santo Antônio. Todo dia 13 de cada mês, a Capela acolhe a devoção ao nosso Padroeiro.


Dia 15: retomada as celebrações nos Setores. A Conferência Vicentina, no setor Marcos é a primeiro a receber a Santa Missa.


Dia 26: Crismandos fazem peregrinação à Serra da Piedade.


Dia 30: Paróquia recebe mutirão de confissões em preparação para Páscoa.




Dia 02: Paróquia sediou o encontro da Pastoral da Comunicação da Forania São João Bosco.


Dia 07: encerrados os encontros da quaresma e a caminhada penitencial.


Dia 09: Semana Santa começou coma celebração do Domingo de Ramos. Bênção foi dada no Eremitério, seguida de caminhada penitencial até a Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa.


Dia 10: na Segunda-Feira Santa fiéis participaram da celebração da unção.


Dia 11: na Terça-Feira Santa, os homens saíram em procissão com Nosso Senhor dos Passos até a Conferência Vicentina e as mulheres com Nossa Senhora das Dores até o Eremitério / Capela.


Dia 12: na Quarta-Feira Santa, as procissões com Senhor dos Passos e Senhora das Dores saíram dos respectivos locais e na Matriz foi celebrado o Encontro.


Dia 13: na Quinta-Feira, foi celebrada a Instituição da Eucaristia e o Lava-pés. Após a Solenidade, o Santíssimo foi levado até o Eremitério / Capela para adoração.


Dia 14:, na Sexta-Feira da Paixão, às 15h foi celebrada a Adoração de Jesus na Cruz. A noite a via sacra pelas ruas foi encenada pelos jovens.


Dia 15: o Sábado Santo teve início no Eremitério / Capela com a Bênção do Fogo Novo. Em procissão, com o Círio Pascal, os fiéis subiram até a Matriz onde foi proclamada a Páscoa da Ressurreição.


Dias 21 e 22: Paróquia recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora da Piedade, junto com a equipe da campanha Faço Parte.


Dia 07: Os 36 catequizandos receberam o Sacramento da Eucaristia pela primeira vez.


Dia 14: Mães da nossa comunidade receberam Bênção Especial pelo dia dedicado a elas.


Dia 21: Padre Jorge ministrou pela primeira vez em nossa comunidade o Sacramento do Batismo. Sete crianças foram Batizadas.