Buscar

Conselho elabora Plano Pastoral para 2020

O Conselho Pastoral Paroquial se reuniu na noite dessa sexta-feira (14), para elaborar o Plano Pastoral para o ano de 2020, à Luz do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra. Foram aprovadas as Diretrizes e ações a serem desenvolvidas:


Casa da Palavra: Criar, ampliar e acompanhar Grupos de Reflexão Bíblica, Encontros Bíblicos, Círculos Bíblicos, Leitura Orante da Palavra de Deus e outros meios possíveis na cultura digital, a fim de que cresça o encontro dos fiéis com a Palavra de Deus, fomentando o espírito comunitário em redes de pequenas comunidades.

Ações: ORGANIZAR no 1º Semestre, encontros de formação Bíblica para agentes de pastoral e lideranças que possam animar os círculos bíblicos nas casas. Os Encontros serão ministrados pelo Padre Antônio Ferreira, da Paróquia Santo Antônio Maria Claret. A partir de 2º Semestre, PROMOVER os encontros Bíblicos nas Casas, tendo como base o subsídio da Arquidiocese de Belo Horizonte.


Casa do Pão: Investir no cultivo da espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo, nos processos de formação inicial e permanente dos presbíteros, dos diáconos, da vida consagrada, dos agentes das pastorais, dos conselheiros em todos os níveis e dos líderes dos movimentos, para superarmos as experiências religiosas fechadas em si mesmas, o conservadorismo e o clericalismo.

Ações: GARANTIR a formação Paroquial Permanente, a cada dois meses como já previsto no calendário Paroquial. REALIZAR ao menos duas formações específicas para cada grupo, trabalhando o carisma e missão de cada um deles. PREPARAR uma formação para os conselheiros pastorais e lideranças. ORGANIZAR o retiro espiritual ao final do ano com toda

comunidade paroquial.


Casa da Caridade: Praticar a Opção Preferencial pelos Pobres:

Ações: AMPLIAR a campanha do Natal da Solidariedade para o Ano de 2020. IMPLANTAR atendimentos Psicológico a preços populares. INTEGRAR grupos de 3a idade, já existentes aumentando as pessoas atendidas. EFETIVAR o Naasp na paróquia, articulando os grupos sociais já existentes.


Casa da Missão: Investir na ação evangelizadora com as Juventudes, de forma a contemplar sua formação integral, espiritualidade, articulação e missão, por meio da criação e acompanhamento de atualizados Grupos de Jovens, como grupos de vivência e partilha, respeitadas a pedagogia e a psicologia das juventudes, utilizando adequados subsídios,

com o apoio do Secretariado Arquidiocesano das Juventudes (SAJ).

Ações: CIAR um grupo de perseverança para as crianças que saíram da Catequese e ainda não tem idade para a Crisma. CRIAR um grupo de Jovens, que abranja as diversas expressões de Juventudes da Paróqioa (EJC, Crisma, etc). Os dois grupos poderão ser acompanhados por Seminaristas da Paróquia Santo Antônio Maria Claret, em parceria

com a nossa Paróquia.


Vamos lá? Essa missão é de todos nós!