Como treinar o cérebro para a felicidade
top of page
Buscar

Como treinar o cérebro para a felicidade

Quando focamos nossa mente em arrependimentos ou coisas ruins, acabamos construindo os substratos neurais para pensamentos e sentimentos negativos.


Por outro lado, se colocarmos nossa atenção nas coisas pelas quais somos gratos ou nas pequenas realizações do cotidiano, construímos substratos neurais relativos à felicidade. Os diversos fatores associados à felicidade costumam ser avaliados em duas dimensões: interna( fatores biológicos, genéticos, cognitivos, da personalidade e éticos) e externa (aspectos comportamentais, socioculturais, econômicos, geográficos, entre outros).


Os neurotransmissores que mais influenciam a atividade desses hormônios são a dopamina, a serotonina, a melatonina e a endorfina. A dopamina está associada ao bom-humor.


A serotonina também está relacionada à felicidade e, muitas vezes, compõe a fórmula de antidepressivos. Já a melatonina está ligada a uma boa noite de sono. A endorfina é ativada durante várias atividades como exercício cntínuo,medo, amor, música, risos, sexo, orgasmo, etc.


Dicas para ativar os neurotransmissores da felicidade:

* Pratique a gratidão

* Faça exercícios físicos regularmente

* Caminhe ao ar livre

* Mantenha sua vida sexual ativa

* Procure atividades que te façam riri

* Faça refeições saborosas

* Coma chocolate sem exagero

* Ouça música ou dance

* Medite ou faça yoga

* Direcione a atenção para o positivo

* Cultive boas memórias

* Durma bem


Outra maneira de treinar o cérebro para a felicidade está na estimulação das áreas ligadas à memória. Um estudo recente mostrou que reinterpretar situações negativas passadas, tentando se concentrar em aspectos positivos relacionados a esses eventos, aumenta a sensação de emoção positiva. O processo de reconsolidar as recordações permite que novas informações sejam incorporadas ao traço de memória.


Isso não significa inventar lembranças falsas, mas atualizar as memórias com novos conteúdos que nos permitam relembrar aspectos menos negativos e focar no que uma situação vivida pode trazer de positivo.


Clínica Social Santo Antônio Vila Belém

Whatsapp (31) 9 97151755

bottom of page