Catequese de Crisma oferece encontros on-line
top of page
Buscar

Catequese de Crisma oferece encontros on-line

Em um tempo de desafios e que precisamos estar juntos, mesmo distantes socialmente, a igreja tem buscado novas formas de chegar aos fiéis. Já mostramos aqui inciativas dos jovens organizando momentos de bate-papo, oração e música pelas redes. As celebrações das Missas também estão sendo transmitidas e sem a presença da assembleia. O processo de mudança, que para muitos parece estranho, é tratado por outros como uma adaptação a modernidade e muito do que estamos vivenciando agora vai se perpetuar mesmo depois da pandemia.


Uma das principais atividades pastorais da igreja, sem dúvida, é a Catequese. Não é de hoje que o trabalho de evangelizar vem buscando uma modernização oferecendo novas maneiras e formas de apresentar Jesus a crianças, jovens, adolescentes e adultos.


Em nossa comunidade, os catequizandos tinham acabado de chegar e o trabalho estava apenas começando quando a Arquidiocese de Belo Horizonte, atendendo as medidas preventivas, suspendeu as atividades presenciais em todas as Paróquias.


Desde então, catequistas vem tentando encontrar formas de não deixar o grupo se dispersar e foi exatamente das redes que veio a forma de manter vivo o espirito de união. Na semana passada, catequistas de crisma fizeram um momento de espiritualidade e encontro entre eles. Ali nascia um experimento novo. Passar a fazer os encontros por meio de aplicativos digital.


Na última quarta-feira (15/04), os catequizando já participaram. Foram 11 ao todo, cerca de 70% da turma. Depois que todos se conectaram e entraram na sala a abertura foi com a invocação da Santíssima Trindade e do Espírito Santo. Em seguida uma a leitura orante da Palavra de Deus (Mt 4,1-11), passagem que relembra o tempo que Jesus passou no deserto.


O encontro ainda teve uma partilha sobre o tempo de isolamento social e as angústias dos dias de hoje. Cada um pode contar também como tem sido estes dias e como tem mantido a relação de Fé e Espiritualidade na quarentena.


Também nesse sábado (18), outra turma de crisma fez a experiência do encontro virtual. Às 17h, horário habitual do encontro, ele aconteceu também pelo Zoom.



A ideia é aprimorar a experiência, como um local de escuta e partilha e também de experimentar o que Jesus tem a nos oferecer - sua presença onipresente. Estar conosco em todas as situações, momentos e fases


A catequese infantil também prepara para entrar em breve no ambiente virtual com as crianças.


Rezemos pelos nossos catequizandos e pelos catequistas.



bottom of page