As necessidades humanas
top of page
Buscar

As necessidades humanas

Você já parou para pensar o que leva o ser humano a buscar o sucesso na vida, permeado por altos e baixos até atingir os níveis de realização durante a caminhada para ficar de bem com a vida?


Em primeiro lugar é preciso ter motivação (motivo + ação) que é a junção da palavra que gera movimento, ou seja uma atitude que gerará um resultado, pois tudo que realizamos na nossa vida tem um motivo mesmo que inconsciente, seja iniciar uma nova carreira, um novo relacionamento , comprar uma casa, um carro ou seguir determinada doutrina religiosa. Todo ser humano quer ser bem sucedido e ter as suas necessidades satisfeitas, buscando assim todas as possibilidades que levam a realização dos seus desejos.


Segundo Maslow, um psicólogo norte americano da década de 50 que desenvolveu estudos a cerca das necessidades humanas escreveu que o ser humano passa por cinco níveis de processos até chegar a realização. Ele desenvolveu uma pirâmide onde as necessidades possuem graus de hierarquia de acordo com o seu caminhar na vida.


Segundo Maslow cada ser humano é motivado de acordo com as suas particularidades, uns mais outros menos determinam suas necessidades em cinco níveis da vida.


Na base da pirâmide temos as necessidades:


Fisiológicas: respiração, comida, água, sexo, sono, homeostase e excreção. São as necessidades básicas inerentes ao ser humano.


Segurança: segurança do corpo, do emprego, de recursos, da moralidade, da família, da saúde, da propriedade. São as necessidades de se sentir pertencente a um grupo profissional, familiar e um lugar para morar.


Amor/relacionamento: amizade, família, intimidade sexual. É a necessidade de formar grupos que tenham as mesmas razões para estar juntos para assim formar laços afetivos e sexuais.


Estima: autoestima, confiança, conquista, respeito dos outros e respeito aos outros. É ser visto como alguém que é dono da sua própria história .


Realização pessoal: moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos fatos. É ser capaz de lidar com as perdas e os ganhos que a vida oferece de maneira equilibrada e satisfatória.


Seu objetivo é determinar o conjunto de condições necessárias para que um indivíduo alcance a satisfação, seja ela pessoal ou profissional. Em tempos de pandemia é imprescindível que tenhamos esperança e motivação para continuarmos a caminhada.


Um abraço,


Rúbia Mara de Assis

Psicóloga Clínica Santo Antônio Vila Belém

CRP 04/13 242

Whatsapp (31) 9 9715 1755

bottom of page