Paróquia realiza Assembleia e define propostas para VI APD
top of page
Buscar

Paróquia realiza Assembleia e define propostas para VI APD

A tarde desse domingo, 15/09, foi de Assembleia Pastoral Paroquial, envolvendo as nossas comunidades, leigos e leigas.


A realização dos momentos de debates nas paróquias faz parte da VI Assembleia do Povo de Deus (APD) que acontece na Arquidiocese de Belo Horizonte, para atualizar o Plano de Evangelização "Proclamar a Palavra". A APD foi adiantada para que acompanhar as Diretrizes de Evangelização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.


A igreja particular de Belo Horizonte, vai traçar o caminho para evangelização de 2019 a 2023, buscando maneiras de se tornar Casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão.


Após as discussões e votação em plenária, ficaram eleitas pela Paróquia Santo Antônio Vila Belém as ações abaixo:

1) Priorizar a Iniciação Cristã com Adultos que não receberam os sacramentos. 2) Possibilitar a Celebração da Palavra de Deus, sob a presidência de ministros leigos ou diáconos permanentes nos hospitais, nos condomínios, nos cemitérios, nas e em outros ambientes. 3) Investir na ação evangelizadora com as Juventudes e Famílias, com apoio do SAJ e SAF.


Além dessas, também surgiram como sugestões dos grupos:

1) Ampliar e acompanhar os Círculos Bíblicos e de Leitura Orante, como espaço para aprofundamento Bíblico e formações sobre a Palavra de Deus. 2) Incentivar a Celebração da Palavra, com ou sem Comunhão, em ambientes externos às igrejas (casas, escolas, condomínios, nas ruas) indo ao encontro dos fiéis, praticando assim a “Igreja em Saída”. 3) Implantar e expandir, onde já existe, os Núcleos de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial, tornando as instâncias da arquidiocese espaço de promoção e dignidade humana, sobretudo aos mais pobres e excluídos.


O senhor Luiz Gonzaga foi eleito como delegado para representar a Paróquia na Assembleia da Rense e na Assembleia final da Arquidiocese.


O dia de trabalho foi encerrado com a celebração da Missa.




bottom of page