O “rosto de Deus” em Antônio e Francisco
top of page
Buscar

O “rosto de Deus” em Antônio e Francisco

“ Meu bispo, saudações. Apraz-me que leias a Sagrada Teologia aos frades,

contanto que dentro desse estudo não extingais o espírito da santa oração e devoção, como está contido na Regra.”


Carta de São Francisco de Assis dirigida a Santo Antonio de Pádua em fins de 1223, na qual o “povorello “ de Assis concedia a Frei Antonio a permissão de ensinar a Sagrada Teologia aos frades, nos primórdios da Ordem Franciscana.


Considerações: Esta carta se apresenta simples, mas esta simplicidade aparente não pode nos enganar. Pois, quanto mais nela se mergulhar, tanto mais tesouros aí se escondem. Lapidar este pequeno “diamante” nem sempre é tarefa fácil.

  • “Frater Antonio epíscopo meo.”

Pelo fato de Santo Antonio está ricamente ornado pela Sagrada Escritura, por sua sólida formação doutrinal, Francisco dá-lhe o título de “epíscopo meo “ (meu bispo), embora jamais tenha recebido uma mitra episcopal. Quando Francisco diz “não extingais o espírito de oração e devoção, trata-se de ter presente, que é o que deve estar presente, o que unge o coração do teólogo. Francisco não despreza e nem coloca em nível inferior a ciência das coisas, a sabedoria.


Santo Antonio captou bem e em grande profundidade a doutrina de São Francisco para que pudesse transmitir aos irmãos o gosto pela Sagrada Teologia, sempre em conformidade com o espírito da santa oração e devoção.


A carta de São Francisco a Santo Antonio vai muito além de um mero consentimento. Pobreza e fraternidade concretizam o seguimento de Jesus pobre e peregrino tornam-se os alicerces mestres da espiritualidade de São Francisco e de Santo Antonio.

  • NAS PEGADAS DOS SANTOS E SANTAS

Os santos e santas de todos os tempos tinham um coração contemplativo e um caminho de oração.

...O caminho de Santo Antonio: “Cesse as palavras e fale as obras.”

...O caminho de Francisco de Assis, a oração da pobreza evangélica: “não tenho nada, nada de meu. Meu Deus e meu tudo”

...O caminho de Santa Teresinha: o caminho da infância espiritual: “quem tem Jesus tem tudo”

...O caminho de Santa Teresa D’Avila – “Só Deus basta.”

TRACE O SEU SONHO DE ORAÇÃO

bottom of page