O encontro com o Ressuscitado
top of page
Buscar

O encontro com o Ressuscitado

Palavra de Deus: Jo 20,19-31

A notícia do sepulcro vazio e a calúnia de que os discípulos haviam roubado o corpo de Jesus circulava por Jerusalém. Temerosos os discípulos se ocultavam atrás de portas fechadas. Era a tarde do domingo da Páscoa. Para a comunidade do Discípulo Amado o dia da ressurreição jamais termina, inaugurando o tempo de vitória sobre a morte.


Sem a presença de Jesus ressuscitado e sem a força do seu Espírito as comunidades se fecham atrás de paredes. Para Jesus, contudo, não há barreiras. Jesus entrou, ficou no meio deles e disse: “A paz esteja com vocês.” A comunidade se alegra, rompe seu auto-isolamento e está pronta para receber o Espírito e ser enviada em missão: “Assim como o Pai me enviou eu também envio vocês”.


VER PARA CRER - Agora quem rouba a cena é Tomé. Ele quer garantir para crer.


Onde está Tomé?

O primeiro erro de Tomé foi ter se afastado da comunidade quando lhes veio a desolação do fracasso e da morte de Jesus . Assim, estando longe, não estava perto dos companheiros quando Jesus lhes apareceu ressuscitado atravessando as portas fechadas e paredes espessas, trazendo-lhes o dom da paz que os encheu de confiança e lhes confortou os corações.


OLHE PARA VOCÊ... O que este texto diz para mim?. .. olhe para suas respostas diante de situações que não consegue entender. Tomé é como nós que precisamos VER PARA CRER. Mas, só podemos encontrá-lo na gratuidade do desejo e do amor. MAS, A MISERICÓRDIA DE JESUS dá Tomé o que ele pediu e lhe dará muito mais do que jamais pôde imaginar... Jesus convida: “Toca minhas chagas, mete a mão em meu lado. Não sejas incrédulo, mas fiel.


CREIO, SENHOR, MAS AUMENTAI A MINHA Fé!

bottom of page