Padres participam de Celebração Penitencial
top of page
Buscar

Padres participam de Celebração Penitencial


O clero da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniu no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, na manhã desta sexta-feira, dia 23, para receber o Sacramento da Reconciliação.


A Celebração Penitencial, presidida por dom Walmor, reuniu bispos auxiliares, padres e diáconos de toda a Arquidiocese de Belo Horizonte. A celebração é uma tradição de muitas décadas e segundo dom Walmor “é a oportunidade do padre se purificar, pela confissão sacramental, para purificar os outros […], queremos a graça e a benção de Deus para ajudarmos o mundo a ser melhor, mais justo e mais fraterno”.


Durante a Celebração Penitencial do Clero, os sacerdotes se organizaram em duplas. No silêncio do Santuário Basílica, confessaram os pecados, um gesto de humildade, preparação para a vivência da Semana Santa – a Semana Maior. Dom Walmor, que se confessou com dom Geraldo Gusmão, arcebispo emérito de Porto


Nacional, falou ainda desse momento especial: “quando um sacerdote, um bispo, reconhece sua fragilidade humana, nasce nele o compromisso de ser mais justo, mais honesto e, portanto, se ser um servidor à altura do povo de Deus […], porque todos nós somos servidores do povo”.


O arcebispo convidou ainda a comunidade para participar das celebrações da Semana Santa, fazendo um verdadeiro retiro espiritual, onde se pode encontrar a força que vem da espiritualidade: “o grande convite é que todos participem, vale a pena esse ganho, pois é um ganho que não se compra em lugar nenhum, mas que Deus nos dá de graça para nos sustentar”.


bottom of page