Transfiguração - A Luz que nos Espera
top of page
Buscar

Transfiguração - A Luz que nos Espera

Palavra de Deus: Marcos 9, 1-9

“Jesus tomou Pedro, Tiago e João e os levou a uma elevada montanha . Na presença deles trans figurou-se: suas vestes se tornaram de uma brancura resplandecente. Apareceram-lhes Moisés e Elias falando com Jesus... Pedro tomou a palavra e disse: Mestre, como é bom estar aqui... vamos armar três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias... Veio uma nuvem e da nuvem uma voz: “ESTE É MEU FILHO AMADO. ESCUTAI-O!”

O QUE DIZ O TEXTO ?

Neste tempo quaresmal, “subir a Montanha” exige um ritmo pessoal, fazer o próprio caminho, vencer os obstáculos, vivenciar o silêncio, apurar a escuta interior para captar as vozes do coração. É no silêncio que a Voz de Deus ressoa com mais intensidade.


O relato da Transfiguração, quer transmitir algo da experiência pessoal de poder conhecer a Jesus de uma “maneira diferente” e usa expressões profundas: “alta montanha, seu rosto brilhou, suas vestes resplandecentes, Moisés e Elias conversando com Jesus, uma nuvem luminosa,,, e uma VOZ saindo da nuvem revelou a verdadeira identidade de Jesus: “ESTE É MEU FILHO AMADO. ESCUTAI-O! “


O QUE DIZ O TEXTO PARA MIM?

O Evangelho de hoje nos propõe precisamente isso: uma atenção capaz de detectar o pulsar da vida e a presença do Senhor que está em nós. Uma teimosa convicção de que toda realidade esconde o poder de revelar-se, de Uma escuta que nos permite ouvir, em meio o alvoroço de tantas vozes a VOZ que é dirigida a cada um de nós e nos fala as palavras que possuem o poder de transfigurar-nos: ‘TU ÉS MEU ( minha) FILHO (filha) AMADO (a).


A experiência da TRANSFIGURAÇÃO é isso: Deus entra em nossa vida, no meio de momentos difíceis e nos faz deslocar para o alto da montanha. E ali acontece algo novo. No grande silêncio da natureza ouviremos a sua Voz e nos damos conta da presença d’AQUELE que está passando, pois desde sempre já nos viu, nos conheceu, nos amou e nos escolheu.


O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER A DEUS? (minha oração)

Senhor, é tempo de afinar nossos ouvidos, ouvir Tua Voz única e original. Voz que ativa nossa identidade. Voz que nos faz voltar ao nosso ser essencial. Quanto desejamos escutar Tua Voz que nos torne livres ... que nos lance em direção a novos desafios.


PRESENÇA E VOZ que nos lance a uma mudança de vida e TUDO PODE COMEÇAR NO ALTO DA MONTANHA. AMÉM!


bottom of page