"Vimos sua estrela no oriente" - Epifania do Senhor
top of page
Buscar

"Vimos sua estrela no oriente" - Epifania do Senhor

Palavra de Deus - Mateus 2,1-12

“E estrela que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, ate parar sobre o lugar onde estava o menino”

O que diz o texto?

Os Magos consultavam os astros do céu para compreender o caminho da humanidade na terra. Examinando os céus, descobriram uma estrela brilhante como nenhuma outra. E ficaram fascinados com o seu fulgor e deixaram-se conduzir, perguntaram, comunicaram o que tinham visto, seguiram adiante e como recompensa de sua busca, encontraram o Menino com Maria sua mãe.


Foi assim a longa jornada dos Magos, seguindo o caminho que a LUZ da estrela lhes indicava e chegaram ao lugar procurado. Eles ficaram iluminados , não pela luz da estrela, mas pela luz da criança, pois é na simplicidade e na pobreza que resplandece a Luz de Deus.



O que o texto diz para mim?

Hoje, também estamos vendo sinais. Em nossas vidas sempre há alguma estrela que nos guia até Belém. A Epifania não é só hoje, epifania é sempre, é nossa vida. O presente dos Magos (ouro, incenso e mirra) é nossa própria vida que se faz dom de Deus para nós mesmos e para os demais.


Somos OURO, o de maior valor, como beleza da vida que se faz dom-presente para ser compartilhado.


Somos INCENSO, o melhor odor do Natal, o perfume mais precioso para exalar santidade, amor, compaixão...


Somos MIRRA, unguento do amor. Nossa vida mesma é um presente que viemos oferecer a Deus e aos outros .


ORAÇÃO

O relato dos Magos nos convida a ir ao encontro do ano novo por outro caminho, depois do encontro co Jesus. Somos chamados a re-ler muitas vezes nossas vidas, à luz das experiências que tivemos até chegarmos a uma identificação mais profunda com Jesus.


bottom of page