Buscar

Nasceu o Salvador - Natal do Senhor

Palavra de Deus: Lc 2,1-14

O que diz o texto?

“ No interior de uma gruta Deus se veste de Mundo”. .. pois não havia lugar para eles...”

O Nascimento de Jesus inspira a nos deter para escutar – sentir o significado da “gruta” para nossa vida e para a comunidade cristã. A gruta não é um fim em si mesma, não é um fim de trajeto. Ela é uma etapa imprescindível para compreender a Encarnação. Deus decidiu escolher um lugar despojado de tudo, onde não há concorrência: gruta, manjedoura, pobreza...

A gruta está dentro e fora de nós. Dentro, lugar de nosso ser que não nos atrai, porque é escuro, frio, não visitado, nos dá medo de entrar... e; fora de nós a gruta é esse lugar da noite, sem luz, porque não sabemos quê ou quem podemos encontrar.

O que o texto diz pra mim?

Deus quis vir à pousada dos homens e não encontrou lugar nem na cidade, nem em nenhuma estalagem. Porque os corações se fecharam. NA Encarnação e Nascimento de Jesus, esvaziou-se o céu...Deus, em sua misericórdia abandonou o trono altíssimo e assumiu tudo o que é radicalmente humano.


Na presença de uma Criança tudo é aceito e acolhido, tudo encontra seu lugar.

O que o texto me faz dizer a Deus?

A cena do Nascimento de Jesus pede tempo, presença, assombro... para deixar-se afetar por ela... como se estivesse ali presente, com todo acatamento e reverência possível.


Oração silenciosa e surpreendida...

Arquidiocese de Belo Horizonte | Paróquia Santo Antônio Vila Belém

Rua Sidônia, 185 - São Salvador | Belo Horizonte

(31) 3477-6031

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram