Dom Mol celebra Natal no Eremitério Nossa Senhora de Belém
top of page
Buscar

Dom Mol celebra Natal no Eremitério Nossa Senhora de Belém

De surpresa, em uma cerimônia simples e com poucas pessoas, dom Joaquim Mol, celebrou a missa da Véspera de Natal no Eremitério Urbano Nossa Senhora de Belém, na Capela Santo Antônio, no Bairro São Salvador.


"Desejei celebrar em um espaço pequeno e com poucas pessoas, diferente do que estamos acostumados nessa época. É preciso vivenciar a encarnação de Deus assim como ela aconteceu: talvez este eremitério relembre Belém, com certeza lá estavam menos pessoas do que temos aqui hoje" afirmou dom Mol.


Ao iniciar a celebração, dom Mol perguntou o nome de cada um que estava presente.As 34 pessoas disseram em voz alta e ele lembrou que Deus nos conhece pelo nome!


Ao final de cada leitura uma pequena reflexão: "precisamos viver este momento sem pressa. Assim poderemos saborear bem esta refeição com entrada, prato principal e depois a sobremesa." brincou.


Depois da proclamação do Evangelho, o Bispo convidou todos a saírem da capela. Do lado de fora, com menino Jesus na mão de três meninas, uma pequena procissão foi feita para colocar a imagem no presépio.




"No natal Deus abandonou-se aos cuidados de uma adolescente chamada Maria e de José... e de todos nós! (o que com Ele fizeram e fazemos, deixemos para a semana santa).

Ele se fez carne! Encarnou-se! "Gentificou-se"! Humanizou-se verdadeiramente! E por isso Ele se fez lágrima na morte de seu amigo Lázaro; Ele se fez brincalhão com as crianças; Ele se fez enérgico com os vendilhões do templo; Ele se fez pobre no meio dos pobres; Ele se fez barro nos olhos do cego; Ele se fez adversário dos poderosos; Ele se fez implacável com os ricos; Ele se fez opositor dos líderes e donos da religião; Ele se fez limpo com leprosos e doentes; ... e Ele se fez Cordeiro imolado na Cruz!

Não devemos então comemorar o "aniversário" de Jesus e sim celebrar o mistério da sua encarnação", disse o Bispo.


Ao final, ele agradeceu a presença de todos e pediu: "desejem um Santo Natal, porque ele só será Feliz, se for SANTO".


bottom of page