Palavra de Deus: João 1,6-8.19-28
“....Este foi o testemunho de João quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: QUEM ÉS TU ? És tu Elias? És o profeta? Quem és tu afinal? O que dizes de ti mesmo?
João declarou: “EU SOU A VOZ QUE GRITA NO DESERTO: aplanai o caminho do Senhor, conforme disse o profeta Isaías.
O que diz o texto?
João começa a sua missão identificando-se. “Eu não sou o Cristo”. O preparo para vinda do Messias foi feito por meio da proclamação de advertência e da necessidade de arrependimento. João não só condenava o mal, mas salientava a mudança que Deus espera das pessoas. João, nas areias do deserto, despertava inquietações e preocupações nos sacerdotes do Templo. Ele foi um homem inquieto, que passou a vida buscando e preparando o ambiente para acolher uma outra presença surpreendente: “no meio de vós está aquele que vós não conheceis “.
O que diz o texto para mim?
Ao rezar o evangelho deste domingo e inspirando-nos na figura de João Batista, que revela quem ele é, também nós, podemos reservar um tempo para nos contemplar por dentro. Nossa existência não pode ser de anonimato e indefinição. Ela exige identidade clara e bem definida. Não confundir com certas marcas como: nome, profissão, posição social, política ou religiosa, a função... A identidade é a capacidade de ir além de si e adiante de si. É ter projeto, ter futuro, sair de si... descobrir-se a si mesmo... A Palavra de Deus, pronunciada sobre cada um de nós, dês-vela e re-vela a nossa verdadeira identidade: única, original, irrepetível. Ser fiel à própria identidade é ser fiel à nossa vocação.
O que o texto me faz dizer a Deus?
“... Senhor, sou um mistério de Tua graça e do Teu amor... sou alguém chamado por Ti, preferido por Ti... sou alguém que sente as mesmas “fragilidades de todos e que, no entanto, sinto a tua fortaleza em mim... sou alguém que não sou a luz, mas posso ser testemunha da luz e indicar aos outros aonde encontrá-la... “
QUEM SOU EU? Quais os meus “sinais digitais divinos”?