Tudo vem do amor e volta para o amor 30º DTC
top of page
Buscar

Tudo vem do amor e volta para o amor 30º DTC

Palavra de Deus: Mt 22,34-40

O que diz o texto?

Os fariseus com a pretensão de colocar Jesus a prova lhe faz uma pergunta para experimentá-lo: “Mestre qual é o maior mandamento da lei? Jesus respondeu à pergunta tal e qual lhe foi feita: “amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” ... E Jesus aproveita também para responder à pergunta que não lhe fora feita, e faz uma nova pergunta em cima de outra pergunta e acrescenta: “ Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Jesus mostra que o segundo é como o primeiro, e não só em importância, mas em essência, de tal maneira que um não pode existir sem o outro.


O que diz o texto pra mim?

Poucas experiências na vida proporcionam tanta felicidade como o amar e sentir-se amado. E é isso que os Evangelhos mais ressaltam na pessoa de Jesus: sua extraordinária capacidade para amar, dar e receber amor. Jesus experimentou o amor em todas as dimensões: o amor serviço, o amor amizade, o amor oblativo, o amor operativo que oferece saúde, perdão, liberdade... Em resumo, “passou pela vida fazendo o bem”. Todas as pessoas cabiam em seu coração, mas de modo especial os últimos, os pequenos, os pobres, os excluídos, os simples a quem o Pai lhes revela os segredos do Reino. Jesus fez do AMOR o único necessário, a razão de sua vida e entrega, e por isso pode pregar com autoridade.


Na Oração:

Nosso coração exige de nós que as coisas mais belas, as mais amadas – começando pela própria vida e pelo próprio amor – não tenham ocaso. Ter sempre presente na memória que fomos criados para viver em relação de amor e solidariedade com todos... agradeça a Deus

o amor pelo amor em excesso que se revela no cotidiano da vida.

.

bottom of page