O Semeador - 15º DTC
top of page
Buscar

O Semeador - 15º DTC

Palavra de Deus: Mateus 13,1-23

O que diz o texto?

Jesus é o verdadeiro semeador. Por isso, é preciso prestar atenção a seu modo de semear. Ele semeia de maneira abundante; as sementes são lançadas em todos os tipos de terrena, mesmo entre aqueles que a germinação parece difícil. O semeador não desanima nunca.


Jesus descreve o que acontece com a semente, partindo das experiências normais da agricultura de seu tempo, um exemplo concreto do trabalho nos campos, de maneira que os ouvintes podiam entendê-lo.


Toda parábola vem iluminar e inspirar nosso modo de seguir e de nos identificar com Jesus. Tal seguimento não é questão de uma simples adesão à pessoa de Jesus, mas um enraizamento na vida d’Ele, buscando ali a seiva que vai dar novo sentido à nossa existência.


O que o texto diz para mim?

O Reino era tudo para Jesus. O sonho de sua vida e a realização do sonho do seu Abba – Pai para a humanidade. As parábolas são meios para desvendar os mistérios do Reino.


Ao nos convidar a ter raízes profundas, o Evangelho de hoje está afirmando algo muito importante: nesta terra, nesta realidade social, cultural, eclesial e política, já está semeado o Reino, já está viva e ativa a presença do Deus que cria futuro. Nós nos alimentamos desta realidade a medida em que nos deixamos semear nela.


É preciso deixar-se semear não só onde a terra já está preparada, mas também as margens da realidade, na dureza das terras sem arar, cheias de pedregulhos e de espinhos.


Na minha oração:

Quais são e onde estão as raízes nas quais meu coração se alimenta?

Entre na escola do discipulado de Jesus, em quem nunca faltou momentos fortes de oração, de intimidade com o Pai.


E Jesus nos interroga: “vocês querem desistir?”

bottom of page