Pedro e Paulo; Pilares da Igreja!
top of page
Buscar

Pedro e Paulo; Pilares da Igreja!

Palavra de Deus - Mateus 16,13-19

“Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado no céu...”

O que diz o Texto?

Simão, o homem do lago e da barca da pesca; Saulo, o zeloso fariseu, fiel seguidor da lei e perseguidor da Igreja. Pedro o homem da Igreja, a rocha sobre a qual Jesus assenta sua nova comunidade. E todos nós recordamos como o homem das chaves.


Paulo, o apóstolo dos gentios, fundador de novas comunidades cristãs para além do território judaico.


Pedro e Paulo fizeram uma profunda experiência de encontro com o peregrino da Galiléia, a ponto de terem seus nomes mudados pelo próprio Jesus Cristo.


Pedro, primeiro foi Simão; Paulo foi Saulo. E Jesus chamou Simão e chamou Saulo. Em seguida, mudou o nome deles para Pedro e Paulo.


No evangelho de hoje, Jesus deixa transparecer sua identidade através da confissão de Pedro: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” e ao mesmo tempo Jesus dês-vela a identidade de Pedro: “Tu és “petros” (pedregulho) e sobre esta “petra” (rocha) “edificarei a minha igreja”. Pedro se torna rocha firme. Pedro que era “pedra de tropeço no caminho foi sendo transformado em “petra”, rocha firme .


O que o texto diz pra mim?

Diante das duas figuras, Pedro e Paulo, vamos intuindo que a questão não é trocar simplesmente de nome. Em Pedro, a graça não destrói o Simão. Em Paulo, não destrói o Saulo. A graça do seguimento de Jesus não apaga nossa condição humana.


Não é fácil a Pedro desprender-se do Simão de antes, nem a Paulo desprender-se do Saulo de antes. Só a identificação com Jesus possibilita fazer a travessia para o novo nome.


O Evangelho de hoje nos ajuda a ler nossa vida. Toda pessoa possui dentro de si uma profundidade que é seu mistério íntimo e pessoal.


Temos em nossas mãos as chaves da vida. O que fazemos com elas? Podemos abrir ou fechar, ligar ou desligar, atar ou desatar... Aqui está o grande desafio.


A ORAÇÃO É A CHAVE DO ACESSO. DEIXAR QUE DEUS ME HABITE PARA QUE EU POSSA ABRIR AS PORTAS DO CORAÇÃO E JANELAS DA MENTE.

bottom of page