Óbolo de São Pedro - nosso apoio ao Papa Francisco
top of page
Buscar

Óbolo de São Pedro - nosso apoio ao Papa Francisco


A coleta do Óbolo de São Pedro, destinada à jornada da caridade do Papa, é realizada pela Igreja Católica no mundo inteiro. Cada católico é convidado a contribuir com as obras de auxílio do Santo Padre em favor dos mais pobres. A coleta do óbulo é feita por ocasião da solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo.


As paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte receberão a oferta do Óbolo de São Pedro, durante as Celebrações Eucarísticas deste sábado e domingo, dias 1º e 2 de julho.


A coleta do Óbolo de São Pedro é destinada à prática da caridade e também a manter os serviços da Igreja em todo o mundo. A doação é realizada anualmente pelos católicos, com a finalidade de reunir recursos para a manutenção das obras sociais e caritativas do Papa Francisco. Essa oferta é a expressão mais significativa da participação dos fiéis nas iniciativas de caridade da Igreja Católica no mundo. Destina-se ainda às obras eclesiais, a iniciativas humanitárias e de promoção social, e também para a sustentação das atividades da Santa Sé.


O Papa, enquanto pastor da Igreja inteira, preocupa-se também com as necessidades materiais de dioceses pobres, institutos religiosos e fiéis em graves dificuldades (pobres, crianças, idosos, marginalizados, vítimas de guerras e desastres naturais; ajudas particulares a bispos ou dioceses em dificuldades, educação católica, ajuda a refugiados e migrantes).


O critério geral que inspira a prática do óbolo remonta à Igreja primitiva: “a base primeira para a manutenção da Sé Apostólica deve ser constituída pelas ofertas dadas espontaneamente pelos católicos de todo o mundo, e eventualmente também por outras pessoas de boa vontade. Isto corresponde à tradição que tem origem no Evangelho (Lc 10,7) e nos ensinamentos dos Apóstolos” (1 Cor 11,14) – Carta de João Paulo II ao cardeal Secretário de Estado, 20 de Novembro de 1982.


É possível contribuir em qualquer momento, no site do Vaticano ou na página do Óbolo.

bottom of page