Jesus se compadece - 11º DTC
top of page
Buscar

Jesus se compadece - 11º DTC

Palavra de Deus - Mateus 9, 36-10,8

O que diz o texto?

“ Vendo Jesus as multidões, sentiu compaixão delas, porque estavam desorientadas e indefesas, como ovelhas sem pastor.”


Vários ensinamentos do Evangelho nos ajudam a perceber a imensa misericórdia de Deus. É aqui neste mundo que Jesus nos chama a anunciar o seu Reino. Os olhos de Jesus viram muita dor, miséria, violência... e suas entranhas se comoveram. Viu e compadeceu-se, indignou-se e se comprometeu na transformação daquela realidade doente, viu mais além, viu outro mundo possível. Jesus se aproxima dos que sofrem, alivia sua dor, toca os leprosos, os doentes, liberta os possuídos por espíritos malignos, os devolve à convivência, na raiz de sua atividade está sempre o seu amor compassivo.


O que o texto diz pra mim?

O que Jesus pede de nós, seus discípulos e discípulas, que lhe seguissem ou seja, viver como Ele viveu: dedicados a curar enfermidades, aliviar sofrimentos, acolher às pessoas mais perdidas...


“ A missão que Jesus recebeu do Pai, foi a de revelar o mistério do amor divino na sua plenitude. “Deus é amor”; afirma-o, pela primeira e única vez em toda Escritura o evangelista João. Agora este amor tornou-se visível e palpável em toda a vida de Jesus. A sua pessoa não é senão amor, um amor que se dá gratuitamente. Os sinais que realiza, sobretudo com os pecadores, as pessoas pobres, marginalizadas, doentes e atribuladas... tudo nele fala de misericórdia. Vendo que a multidão de pessoas que o seguia estava cansada e abatida, Jesus sentiu, no fundo do coração uma imensa compaixão.” Papa Francisco.


O que o texto me faz dizer a Deus?

Senhor Jesus, o “rosto misericordioso do Pai” continua passando diante de mim e fazendo um chamado que desperta compaixão. Escutar seu chamado implica abandonar a estreiteza de meus caminhos e deixar meu coração se tocar e ser livre para responder a teu chamado e desprender-me do que está me impedindo de responder ao essencial do Evangelho.



bottom of page