Caminho de Emaús
top of page
Buscar

Caminho de Emaús

Leitura do Texto - Lucas 24,13-35

Dois discípulos abandonam o grupo que se encontra reunido em Jerusalém. Seu estado de ânimo após a crucificação de Jesus é de tristeza, desolação, desesperança...


Conhecem as Escrituras de Israel, conviveram com Jesus, ouviram sua mensagem, viram-no atuar como um “profeta poderoso, ouviram o anúncio pascal das mulheres, que dizem que o sepulcro está vazio. Tudo é inútil. Caminham tristes lembrando todos últimos acontecimento.


O QUE O TEXTO DIZ PARA MIM?

Os caminhos que levam ao encontro com Jesus podem ser os mais diversos e mais ou menos longos, mas a experiência do encontro pessoal com Ele é imprescindível para conhecê-Lo.


Fazer o caminho com os discípulos de Emaús é uma privilegiada oportunidade para recuperar o lugar e o sentido da conversação nas nossas diferentes relações pessoais.


Vivemos num mundo hiper-conectado, o uso dos aplicativos de mensagens cresceu assustadoramente. Grande parte de nossas conversações fica prisioneira das telas, celulares, tablets, computadores... Corremos o risco de reduzir a comunicação à conexão. Sem essa presença, sem o encontro pessoal, há um empobrecimento em nossas relações. Uma determinada frase, uma conversação dita ou escutada, uma experiência de vida que tocou nosso coração... são sementes que levam a transformações posteriores.


No caminho de Emaús, Jesus, como mestre sábio na arte da conversação, parte da situação existencial em que os dois discípulos se encontravam. A pedagogia amorosa de Jesus deu certo: eles abrem o coração e contam o que havia acontecido com Jesus.


MINHA ORAÇÃO

O caminho certo para encontrar-nos com o Cristo ressuscitado é a ORAÇÃO, é sentir o nosso coração se inflamar com sua presença, ler a Palavra, procurar o sentido profundo da mensagem do Evangelho.

E não basta isso

  • E necessária a experiência da FRAÇÃO DO PÃO, da ceia Eucarística para reconhecer a presença do Ressuscitado, como alguém que nos alimenta em sua ceia.

E mais ainda É necessário: a COMUNHÃO sentar-se à mesa para cear juntos como amigos, irmãos, família. É quando nossos olhos se abrem e reconhecemos o Senhor. Senhor, aumenta nossa fé!

bottom of page