Meu Senhor e meu Deus!
top of page
Buscar

Meu Senhor e meu Deus!

Palavra de Deus Jo 20,19-31

O que o texto deixa transparecer?

A notícia do sepulcro vazio e a calúnia de que os discípulos tinham roubado o corpo de Jesus circulava por Jerusalém.


Ao anoitecer daquele dia de Páscoa, cheio de tantos acontecimentos , os discípulos ainda continuavam em casa. Impressionante como ficam escondidos, trancados por dentro, assustados. Para Jesus contudo não há barreiras. Jesus entrou no meio deles e disse: “A paz esteja com vocês”! A comunidade se alegra, rompe seu isolamento e está pronta para receber o Espírito e ser enviada em missão: “Assim como o Pai me enviou eu também envio vocês.”


A comunidade constitui o lugar onde Jesus Ressuscitado se manifesta e dá seu Espírito. Mas, Tomé não está presente. Foi o erro de Tomé ter se afastado da comunidade quando lhes sobreveio a desolação do fracasso e da morte de Jesus. Assim, estando longe, não estava perto dos companheiros quando Jesus lhes apareceu ressuscitado atravessando portas fechadas e paredes espessas, trazendo-lhes o dom da paz que os encheu de confiança e lhes encheu de confiança e lhes confortou os corações, afastando deles o medo e a incredulidade.


Mas, onde está Tomé?

Avisado pelos outros, deslumbrados pela descoberta de que Jesus estava vivo, Tomé dá uma resposta que bem podia ser a nossa diante das coisas que não conseguimos entender com nossa cabeça e nossa razão. Precisa ver para crer. Se não puder colocar sua mão no lado transpassado pela lança do soldado, não acreditaria.


O que o texto diz pra mim?

Tomé é como nós, que precisamos das evidências para acreditarmos. Mas, Deus não age nem se manifesta nessa linha. Só se pode encontrá-lo na gratuidade do desejo e do amor. A beleza do texto evangélico está no fato de que o Ressuscitado dará a Tomé não só o que ele lhe pede, mas lhe dará muito mais do que jamais pode imaginar. E convida: “toca minhas chagas... e não sejas incrédulo, mas fiel.” Tomé perde sua postura arrogante, cai de joelhos e faz uma humilde confissão de fé: “MEU SENHOR E MEU DEUS! “ Jesus continua: “Bem aventurados os que não viram e creram.”


MINHA ORAÇÃO: Suplicar, agradecer, louvar, dialogar com o Senhor, para que nossa fé aumente um pouco mais.

bottom of page