Bendito Poço..
top of page
Buscar

Bendito Poço..

PALAVRA DE DEUS: João 4,5-42

O QUE DIZ O TEXTO?


No início do relato vemos uma mulher caminhando em direção ao poço de Siquém em busca de água. Era uma mulher perdida em sua solidão, com sérios problemas, que na vida havia buscado encontrar o amor verdadeiro.

  • Judeus e samaritanos eram inimigos. Jesus rompe as fronteiras culturais e religiosas. Assenta-se junto ao poço de Jacó, e através de um diálogo provocativo, ajuda a mulher samaritana a encontrar dentro dela mesma uma água que mata a sede verdadeiramente. Jesus a fez descobrir um dom que lhe é entregue gratuitamente.

O QUE O TEXTO DIZ PARA MIM?

Contemple a cena. Vá até o poço. Escute a conversa de Jesus com a Samaritana.


Percebe a mudança operada na mulher? Ela entra em cena como “uma mulher da Samaria” e sai dela como conhecedora do manancial de “água viva”. Sua identidade transformada a converte em uma evangelizadora que, consegue através de seu testemunho, que muitos se aproximem de Jesus e creiam nele. A Samaritana passou a ter a sensação de estar nascendo pela primeira vez e que Deus a amava.


Os véus que cobriam o verdadeiro rosto da mulher do cântaro vazio, foram levados pelo vento. Ela se tornou pessoa. Ao longo do encontro, Jesus é o verdadeiro protagonista, o condutor da cena e aquele que marca as estratégias da conversação.


O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER A DEUS?

Oração:

  • Senhor, dá-me de beber, Escuto Tua voz a me dizer: “Ah! Se conhecesses o dom de Deus, o que Ele tem para te dar”.

bottom of page