"Me envolvo muito com a Comunidade", garante novo Pároco!
top of page
Buscar

"Me envolvo muito com a Comunidade", garante novo Pároco!

Jorge Antônio de Castro, recebeu a equipe da Pastoral da Comunicação por cerca de 40 minutos, na Paróquia Sagrada Família - bairro Havaí.


Foto: Arquivo Pessoal

Uma pessoa simples, correta e que cobra ações efetivas do que foi planejado. Companheiro e atento ao que acontece. Essas são algumas das características daquele que a partir do dia 16 de fevereiro passa a coordenar os trabalhos Pastorais na nossa Paróquia.


Padre Jorge Antônio de Castro, não tem medo de dizer a idade: 45 anos. Nasceu no dia 13 de junho, mesma data em que comemoramos o dia do nosso Padroeiro e por isso, traz consigo o nome Antônio “minha mãe era muito devota de Santo Antônio”, afirma o Padre.


É natural de Ponte Nova, Zona da Mata Mineira. Tem quatro irmãos, três deles moram em BH e estão sempre próximos. “Vocês vão ver que minha família está sempre por perto. Prezo muito pela família. Sou um tio coruja, adoro meus sobrinhos”, garante.


Nos momentos livres gosta de ler, estudar, ir ao teatro e cinema, mas sobretudo ficar em casa com a família. Não gosta de comer carne e adora ser convidado para tomar um cafezinho "quem quiser a companhia do Padre pode chamar para tomar uma café, que eu não ligo".


Foi ordenado Padre no ano 2000, na cidade de Eunápolis, interior da Bahia (cerca de 70 km de Porto Seguro). Depois de 5 anos na Bahia, voltou para Minas Gerais. Padre Jorge já esteve na nossa comunidade; ficou por aqui cerca de 6 meses, quando ainda era seminarista.


Há 11 anos estava à frente da Paróquia Sagrada Família, no bairro Havaí. Foi o responsável pela implantação e construção da Igreja, que surgiu depois do desmembramento de duas comunidades de paróquias circunvizinhas. Ao falar da mudança de endereço, demonstrou carinho com a comunidade que fundou “sempre é difícil uma mudança depois de tanto tempo, mas é necessário entender que é a nossa missão. É a vida do Padre. Acho também que era hora de alçar novos voos, novos desafios”.


Nosso novo Pároco, revelou que chega à comunidade já com a missão de movimentar e reforçar os trabalhos do Eremitério Urbano Nossa Senhora de Belém. Atualmente, o Eremitério abriga a Irmã Maria Eneide, que realiza Leitura Orante, Adoração ao Santíssimo e atendimento Espiritual com a comunidade – saiba mais sobre o Eremitério aqui.



Foto: arquivo pessoal

Sobre outras mudanças, no dia a dia da comunidade, Padre Jorge afirmou que elas sempre são necessárias “vamos ressaltar o que o Padre Joaquim deixou e o trabalho que fez ao longo dos anos. Claro que várias coisas serão ajustadas. Algumas de maneira mais rápida, outras ao longo do tempo. É importante lembrar que cada Padre tem uma maneira de trabalhar”.


E sobre essa forma de trabalhar, Padre Jorge disse ser extremamente envolvido com o que acontece na igreja “Estou sempre por perto, delego e principalmente cobro, afinal eu sou o responsável por tudo que acontece na igreja. Me envolvo muito com o que a comunidade faz - das preparações à limpeza no final - não é difícil me encontrar trabalhando”, completa.


Padre Jorge avisou que já no início serão realizadas vários encontros para conhecer como cada grupo funciona. Ele aposta em reuniões e bons planejamentos para que tudo aconteça da melhor maneira possível "É impossível não se fazer reunião. Para que as coisas deem certo é necessário se reunir e organizar, para depois se ter uma boa execução".


O novo Pároco também aposta no anúncio da Palavra como forma de chegar ao coração dos fieis e fortalecer a fé!


Este a propósito é o tema do Projeto de Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte. Clique Aqui e saiba mais sobre o Projeto Proclamar a Palavra


A Cerimônia de posse do Padre Jorge Antônio de Castro como Pároco em nossa igreja será na Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2017, às 19h30.



bottom of page