Bispos de BH na da Assembleia Geral da CNBB
top of page
Buscar

Bispos de BH participam da 57ª Assembleia Geral da CNBB


O Arcebispo dom Walmor e os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte participam, nesta semana, da 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP). O evento será realizado no período de 1º a 10 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida. Este ano, a Assembleia Geral tem a missão central de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023.


A versão que os bispos aprovarão na assembleia deste ano foi produzida inicialmente pela Comissão Especial sobre a atualização das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019/2023. A proposta recebeu sugestões e emendas dos órgãos da CNBB, do Conselho Permanente, dos bispos, dos organismos e pastorais da Igreja no Brasil. A atualização desse documento começou ainda na 56ª AG do ano passado, quando os bispos indicaram as primeiras sugestões.


O arcebispo de São Luiz (MA) e presidente do Regional Nordeste 5, dom José Belisário da Silva, coordenador dos trabalhos desta comissão, lembra que a atuação da Igreja no mundo urbano, conforme já amadurecido pelos bispos do Brasil, é o foco do documento. “O texto reforça que vivemos uma cultura urbana, com predominância no país das grandes cidades”, acentua.


As DGAE 2019-2023 que os bispos aprovarão estão estruturadas a partir da imagem da comunidade cristã como “casa”. No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por “quatro pilares”: Palavra, Pão, Caridade e Missão.


Eleições e outros temas


Neste ano, já considerando a reforma do Estatuto da CNBB, aprovada na 56ª AG, a presidência da CNBB será composta da seguinte maneira: Presidente; 1º vice-presidente; 2º vice-presidente; Secretário-geral e Vice-secretário-geral. A assembleia também elege 12 presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e o delegado e o suplente junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).


A reflexão sobre diversos temas, reuniões, comunicações, celebrações e retiro integram a pauta da Assembleia deste ano. Esta edição prevê, inicialmente, duas mensagens e carta final sendo uma ao Papa Francisco e outra ao prefeito da Congregação para os Bispos.

bottom of page