Buscar

Qualidade de vida e saúde mental

Uma vida saudável e com qualidade requer o equilíbrio entre mente, corpo e vários outros setores importantes, como trabalho, família, sociedade etc.


Para conseguir esse equilíbrio é importante manter sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida, aceitando-se e aceitando as outras pessoas com suas qualidades e limitações. 


Você pode fazer muitas coisas para ajudar a manter-se mentalmente saudável, melhorar sua forma de encarar a vida e sua convivência com as pessoas que fazem parte dela. 


Confira algumas das nossas dicas para ter mais qualidade de vida e saúde mental:  


1) Durma bem (dentro das suas possibilidades)

A falta de noites bem dormidas pode levar a transtornos como ansiedade e depressão. Isso acontece porque o sono ajuda a regular substâncias em nosso cérebro responsáveis por gerenciar nossos humores e emoções.


2) Mantenha uma dieta nutritiva

Certas deficiências de minerais, como ferro e vitamina B12, por exemplo, podem nos deixar de mau humor. 

Portanto, tente comer corretamente, dando preferência a alimentos nutritivos como legumes, verduras, frutas, fontes magras de proteína. Também é importante se hidratar, ingerindo bastante líquido, principalmente água e sucos naturais sem adição de açúcar.


3) Evite álcool e cigarro

Quando você toma alguns drinques, por exemplo, pode se sentir mais deprimido e ansioso no dia seguinte e pode ser mais difícil se concentrar.  Beber em excesso por períodos prolongados pode causar uma deficiência de tiamina. Esta é uma substância é importante para a função cerebral e a falta dela pode levar a problemas graves de memória, coordenação motora e confusão mental.


4) Obtenha bastante luz solar

A luz solar é uma ótima fonte de vitamina D, substância realmente importante para um corpo e mente saudáveis. A vitamina D ajuda o cérebro a liberar substâncias químicas que melhoram o humor, como endorfinas e serotonina, e

ajuda na absorção do cálcio pelo organismo. O sol é bom e faz falta sim, só não abuse dele. Prefira o início da manhã e final da tarde e, em períodos prolongados de exposição, use filtro solar.  


Gerencie seus problemas e emoções. O estresse é inevitável, mas reconhecer o que o desencadeia e saber lidar com

isso é essencial para manter uma boa saúde mental. 


Tente gerenciar suas responsabilidades fazendo uma lista ou um cronograma de quando você pode resolver cada problema.  Muitas vezes, se você quebrar suas preocupações e tensões, anotando-as e organizando-as, percebe que elas são administráveis. 


1) Movimente-se

Praticar um exercício físico também é essencial para manter uma boa saúde mental. O exercício ajuda a afastar a ansiedade, o estresse e a sensação de cansaço e preguiça. E, para isso, você não precisa correr uma maratona, uma curta caminhada ou outra atividade suave pode ajudar.


2) Faça coisas que lhe dão prazer

Tente reservar um tempo para fazer coisas divertidas, que te fazem bem. Dar alguns momentos de distração. Quando deixamos de fazer as coisas das quais gostamos, tendemos a nos tornar irritados e infelizes.


3) Conecte-se com outras pessoas e seja sociável

Faça um esforço para manter bons relacionamentos e converse com as pessoas sempre que tiver chance. Sentir que você faz parte de uma comunidade é realmente importante para a sua saúde mental. 


4) Seja prestativo e solidário

Ajudar os outros não é bom apenas para quem está recebendo ajuda, é bom para você também, pois faz com que se sinta útil e em paz com seu lugar no mundo. Você pode tentar se voluntariar para uma instituição de caridade local

ou apenas auxiliar um vizinho com algo de que necessite.


5) Saiba reconhecer quando precisa de ajuda

Uma das maneiras mais importantes de manter-se mentalmente saudável é reconhecer quando não está se sentindo bem e saber quando pedir ajuda. Não há vergonha em pedir apoio a alguém se você estiver se sentindo triste ou estressado, todo mundo passa por períodos assim. Você pode tentar falar com seus amigos ou familiares ou, se você acha que já não consegue administrar seus sentimentos, pode recorrer à ajuda profissional, como de um psicólogo por exemplo.



Rúbia Mara de Assis - Psicóloga Clínica Social Santo Antônio – Vila Belém Informações : (31) 9 9715 1755