O envelhecimento do organismo não é determinado apenas por fatores físicos, afirmam pesquisadores que a necessidade de ambiente psicologicamente agradável é fator importante para uma longevidade saudável.
Sentimentos como infelicidade e solidão contribuem de maneira significativa para o envelhecimento. De acordo com estudo científico da China e dos Estados Unidos, fatores psicológicos também podem apresentar impactos para a saúde, como problemas de ordem física. Os pesquisadores afirmam que em geral, os relógios de envelhecimento são ajustados para prever a idade cronológica de um individuo com base em parâmetros genéticos e resultados de exames clínicos.
Os estudiosos desenvolveram um relógio biológico de envelhecimento usando dados de exames de sangue de adultos e idosos com o objetivo de demonstrar a associação entre os aspectos físicos e psicológicos de envelhecimento.
Segundo a pesquisa, o modelo é capaz de detectar o envelhecimento acelerado em pessoas com problemas cardíacos , pulmonares e dos rins.
Fatores psicológicos, como sentir-se infeliz ou solitário, somam 1,65 anos à idade biológica, e o efeito agregado supera os efeitos do sexo biológico, área de moradia, estado civil e tabagismo.
Concluímos que o componente psicológico não deve ser ignorado nos estudos de envelhecimento devido ao seu impacto significativo na idade biológica e que o estado mental e status social são fatores determinantes para um
envelhecimento saudável.
Os sentimentos positivos alegria, esperança e segurança têm impacto significativo no envelhecimento defendem os especialistas que apoiam a necessidade de companheirismo e um ambiente psicologicamente agradável
para uma longevidade saudável.
Fazer o que gosta, estar com pessoas queridas, praticar uma atividade voluntariada, promover uma vida social ativa são essenciais para uma longevidade com menos efeitos ruins agregados a velhice.
Rúbia Mara de Assis
Psicóloga Clínica Social Santo Antônio
Whatsapp (31) 9 9715 1755
Comments