Buscar

Prudência e Vigilância - 32º DTC

Palavra de Deus - Mt 25, 1-13

O Azeite da Vida que se consome Iluminando


O que diz o Texto?

O Reino de Deus será como 10 moças que saíram com suas lâmpadas de óleo para irem ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas e as outras cinco eram prudentes. As insensatas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As prudentes, porém levaram vasilhas com óleo, junto com suas lâmpadas. Como o noivo demorasse, todas cochilaram...


No meio da noite ouviu-se um grito... Todas se levantaram e prepararam suas lâmpadas . As insensatas, porém, disseram: dêem um pouco de óleo para nós. - Talvez não baste para nós, é melhor ir no armazém comprá-lo. Eis que chegou o noivo... as que estavam preparadas entraram com Ele para festa. As outras chegaram e pediram que o Senhor lhes abrisse a porta ; o Senhor respondeu: não as conheço.


Portanto, Vigiai, poque não sabeis o dia e nem a hora.



O que o texto diz pra mim?

A “chave de leitura” da parábola das “dez virgens” está na falta de azeite para que as lâmpadas possam permanecer acesas. A importância do relato não está no noivo, nem na noiva, nem sequer nos acompanhantes. O que a parábola quer destacar é A LUZ.


A luz é mais importante porque é o que determina a entrada das jovens no banquete. Uma acompanhante sem luz não tinha como fazer parte do cortejo nupcial. Mas, o que é preciso para que haja luz, é que é preciso alimentá-la com o AZEITE.


O que é o Azeite que alimenta nossas Lâmpadas?

É VIDA INTERIOR que se revela e que se consome na interação e na comunhão com os outros. Sabemos que o azeite só ilumina quando se consome... somos luz na medida em que nos gastamos na missão de iluminar ... sermos cera derretida...


Tudo o que realizamos com Amor e Compaixão é Luz.


Minha Oração:

A jovem que esperava o esposo com suas companheiras, nos dirá como a intensidade do desejo a manteve despertada, com a lâmpada acesa, mesmo numa noite longa.


Podemos confessar nossas fadigas, nossas dificuldades para suportar a presença e ausência do Senhor; nossas tentações de dormir, de nos distrair ou desanimar diante desta longa espera. Qual o segredo dessa jovem de permanecer nessa espera vigilante?

Preciso descobrir dentro de mim o meu próprio azeite que inspira minha vida e me leva a ser uma presença iluminante.

Arquidiocese de Belo Horizonte | Paróquia Santo Antônio Vila Belém

Rua Sidônia, 185 - São Salvador | Belo Horizonte

(31) 3477-6031

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram