Buscar

O banquete do Reino 28º DTC


O que diz o Texto?

Jesus volta a falar em parábolas dizendo: “O reino dos céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento de seu filho. E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram ir.... não deram a menor atenção....o rei ficou indignado ... o rei disse aos empregados : a festa está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. Portanto, ide até as encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes...”


O que o texto diz a mim?

Jesus anunciou um banquete para todos, “ maus e bons. “ O Deus que Jesus revelou mostra o seu rosto na proximidade e na reconciliação para com todos. Ele não tem vergonha de se aproximar e de se misturar com a pobreza e fragilidade de seus filhos e filhas. Ele se apresenta como um “Deus errante” que corre ao encontro daquele que está perdido.


Jesus põe no centro de seu anúncio a indigência, a fragilidade, o limite... e não a perfeição. Para Jesus, a experiência da fragilidade dá a conhecer a profundeza da existência humana.


É reconhecendo-se fraco e limitado que o ser humano se abre para Deus e para os outros.


Para revelar a imagem do Deus que se deixa afetar por aqueles que estão excluídos nas encruzilhadas da vida é que Jesus conta essa parábola “do rei que prepara um banquete de casamento para seu filho.”O primeiro e segundo grupo de convidados, presos aos seus bens e interesses, fazem-se surdos ao convite.


A força da parábola nos transmite uma grande esperança: tudo o que compõe a nossa história Rica e pobre, positiva e negativa, compõe nossa vida... toda a nossa vida, tudo o que carregamos em nosso interior, quer ser transformado pelo Espírito e pelo amor de Deus.


Minha oração: Tudo em nós pode alcançar a união com Deus, também nossos aspectos sombrios e maus, mas precisamos revesti-los com a roupa do amor.


Se assim não o fizermos, eles não serão transformados, mas continuarão excluídos; e não haverá festa de casamento, plenitude de vida.

Arquidiocese de Belo Horizonte | Paróquia Santo Antônio Vila Belém

Rua Sidônia, 185 - São Salvador | Belo Horizonte

(31) 3477-6031

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram