Buscar

Transfiguração - Este é meu filho muito amado

Palavra de Deus: Mateus 17, 1-9

“ ESTE É MEU FILHO AMADO, NO QUAL PUS TODO MEU AGRADO.”

O que diz o texto?

O “mistério de Deus” sempre nos supera. Mateus no seu relato da Transfiguração, quer transmitir algo da experiência de conhecer Jesus e usa expressões fortes: “alta montanha” , “seu rosto brilhou” como sol”, “suas vestes ficaram brancas como a luz”, “Moisés e Elias” , conversando com ele, “uma nuvem luminosa os cobriu” e uma “voz” saindo das nuvens revelou a verdadeira identidade de Jesus: “ESTE É MEU FILHO AMADO, ESCUTAI-O.


A experiência da Transfiguração é Deus que entra em nossa vida e nos faz deslocar para o alto da montanha. No grande silêncio da natureza, ouviremos a sua voz e, nos daremos conta d’Aquele que passando, desde sempre nos ouviu, nos conheceu, nos amou e nos escolheu. Aquela Voz abre nossos olhos, abre nossas mentes e alarga o nosso coração. Voz que nos arranca da acomodação (“façamos aqui três tendas”) e nos faz descer em direção ao compromisso e serviço.

O que este texto diz pra mim?

“Subir a montanha” requer fazer o próprio caminho, vencer os obstáculos, vivenciar o silêncio, apurar a escuta interior para captar as “vozes” do coração. É no silêncio que a Voz de Deus ressoa com mais intensidade. Somos seres de palavras, mas somos também seres do silêncio. Todos os grandes personagens bíblicos fizeram uma experiência de montanha (lugar de intimidade com Deus, lugar de benção e de envio).


A montanha é o lugar do encontro íntimo com o Senhor e encontro com o melhor de nós mesmos (nossa identidade). A experiência de Montanha significa experiência de Transfiguração.


Minha Oração

Como é meu olhar? Sou capaz de ver a presença da Luz, da presença de Deus... que há por detrás de cada circunstância?