Buscar

Pentecostes: "Recebei o Espírito Santo"

Palavra de Deus : Atos dos Apóstolos 2,1-11

O que diz a Palavra de Deus?

‘’Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania que encheu a casa onde estavam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. E todos ficaram cheios do Espírito Santo...’’

O que o texto diz pra mim?

Há muitos ventos e ruídos ao nosso redor: ruídos de tantas violências, gritos, maus-tratos, mentiras, ameaças, ondas de medo paralisantes , mortes violentas, o planeta terra grita e não queremos escutar... as tempestades nos assustam . No entanto, em meio à tempestade urge não perder a serenidade. Em Jesus de Nazaré vemos soprar o Vento de Deus como em nenhum outro... nossas angústias são transformadas pelo sopro do Espírito: um sopro vital que possibilita a vitória da esperança contra todo o desespero, da comunhão contra a solidão, da vida contra a morte. A voz sopra onde quer, a Palavra vem do alto, o Espírito chega impetuoso, traz a Vida...O seu sopro, nos recoloca de pé e nos faz, finalmente ressurgir.

Neste dia de Pentecostes, tomemos consciência que o Espírito é movimento que transmite o sopro de vida (vento), reúne no Amor todos os povos (fogo) e comunica a todos o Amor universal (línguas).

O que o texto me faz dizer a Deus?(oração)

Santo Espírito, és o Amor do Abbá e de Jesus de Nazaré derramado em todos os corações, na humanidade, na natureza. Quão difícil para nós detectar tua presença, tua poderosa ação, tua misteriosa e infalível missão.

Santo Espírito, Tu és o Ar que nos faz respirar, a causa de todas as nossas alegrias...


Tu és, Santo Espírito, quem nos santifica, nos torna transparentes, luminosos...


És tu, Santo Espírito, a quem irá se dirigindo nosso último suspiro. És Tu, quem nos acolherá e nos levará para junto do Abbá e de Jesus.


Em nome do Abbá, do Filho e da Santa Ruah.

AMÉM

Arquidiocese de Belo Horizonte | Paróquia Santo Antônio Vila Belém

Rua Sidônia, 185 - São Salvador | Belo Horizonte

(31) 3477-6031

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram