Buscar

Ascensão: subir à Galileia...

Palavra de Deus Mt 28,16-20

O que diz o texto?

Culmina o tempo de páscoa com a celebração da Ascensão de Jesus. Os três dias para a Ressurreição, os quarenta dias para Ascensão, os cinqüenta dias para a vinda do Espírito Santo, não são tempos cronológicos, mas teológicos. Eles nos revelam a maneira de ser de Deus, não o tempo em que Ele atua.


Segundo o relato do evangelista Mateus, não há ascensão propriamente dia, mas revelação e presença do Senhor Jesus na MONTANHA DA GALILEIA, com sua palavra, sua presença e seu envio missionário. Jesus não ressuscita nem triunfa em Jerusalém, mas na “montanha da Galileia, o lugar das pessoas que sofrem e que são excluídas, que buscam e escutam a Palavra. Galileia significa a terra da história de Jesus: ali sua palavra é escutada, ali sua mensagem é vivida.


O que o texto diz para mim?

Na Ascensão, Jesus nem partiu nem se ausentou; não nos deixou órfãos nem solitários. Ele permanece para sempre entre nós pelo seu Espírito Santo; no céu, na terra e em todo o lugar...”estarei convosco todos os dias até fim do mundo” Significa que Ele ressuscita e atua em seus amigos e amigas, naqueles que vivem e espalham com suas vidas, a Grande Mensagem de vida. Mais que “subida” e afastamento, a Ascensão de Jesus é “descida e presença” Assim podemos encontrá-lo em todos os lugares e pessoas. Jesus desce com os seus da montanha do evangelho para estender entre todos os povos sua presença.


ESTES ONZE DA ASCENSÃO SOMOS TODOS NÓS, HOMENS E MULHERES NA MONTANHA DO EVANGELHO PARA INICIAR DE NOVO, A TAREFA FUNDAMENTAl” fazer discípulos de Jesus todos os povos...


O que o texto me faz dizer a Deus?

Senhor, muitas vezes preferimos seguir-te no céu, distante, glorificado... descobrir-te dentro de nós mesmos, nos outros e no mundo é demasiado exigente e comprometedor.Amém.


Aumenta a minha fé e ajuda-me a viver a experiência da ascensão.