Buscar

Oração Poderosa: responsório de Santo Antônio

Você já deve ter percebido que ao final das celebrações, antes de dar a Bênção, Padre Jorge pede a intercessão do nosso Padroeiro, Santo Antônio, com uma oração. Mas de onde vem os versos que eles diz?


As palavras são do Responsório de Santo Antônio!


Responsório ou Respondo é uma forma de canto litúrgico onde um solista entoa versos que são respondidos por um coro. O responsório de Santo António foi escrito originalmente em latim, em meados de 1233, pelo Frei Giuliano da Spira e tem origem na oração conhecida como “Si Quaeris Miracula” ou “O Sequeri” que faz parte do "Officium rhythmicum s. Antonii" (Ofício rítmico em honra de Santo António").


Reze o Responsório de Santo Antônio:

Se milagres desejais, Recorrei a Santo António; Vereis fugir o demônio E as tentações infernais. Recupera-se o perdido, Rompe-se a dura prisão E no auge do furacão Cede o mar embravecido. Todos os males humanos Se moderam, se retiram, Digam-no aqueles que o viram, E digam-no os paduanos. Repete-se: Recupera-se o perdido... Pela sua intercessão Foge a peste, o erro, a morte, O fraco torna-se forte E torna-se o enfermo são. Repete-se: Recupera-se o perdido... Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo… V: Rogai por nós, bem-aventurado Santo António. R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Ouça o canto do Responsório em Latim