Buscar

O Espírito Santo Virá...

Palavra de Deus: João 14, 15-21

....”Não vos deixarei órfãos”

“Se me amais, guardareis os meus

mandamentos , e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará

outro defensor, para que permaneça convosco...”

O que diz o texto?

Caminho, Verdade, Vida, pastor, porta, morada de Deus... são diversas imagens que o Evangelho de São João os oferece neste tempo pascal.


Neste 6º domingo, nos apresenta a promessa e a esperança da vinda do Espírito Santo, o Paráclito, defensor, consolador dos seguidores de Jesus, Caminho tantas vezes obscuro para o ser humano. Esta é a grande promessa que sustenta a nossa caminhada. Espírito que se revela como Verdade, que está no interior de cada um de nós; que nos convida a nos defender de tudo que nos pode afastar de Jesus; Espírito de Vida onde a partir da interioridade tudo se transfigura, tudo tem sentido.


O que o texto diz pra mim e o que ele me faz dizer a Deus?

Toda experiência espiritual expressa um encontro com um rosto novo e desafiador de Deus. Sem vida interior, Deus parece distante, o Cristo permanece no passado... Muitas vezes descuidamos de cuidar de nossa vida interior. Nem sabemos o que é o silêncio do coração, orar a partir de dentro. Esquecemos essa dimensão: escutamos palavras com os ouvidos e pronunciamos orações com os lábios, enquanto o coração está ausente.

NA ORAÇÃO: “ A oração é o caminho interior que nos faz chegar até o nosso próprio “eu original” aquele lugar santo, intocável..., onde mergulhamos no silêncio, à escuta de todo o nosso ser.


Se a nossa oração for um “deixar-se conduzir pelo Espírito”, ela deverá fazer emergir à nossa consciência as profundidades desconhecidas do nosso ser... e nos fará descobrir em nós mesmos, nossa VERDADE mais verdadeira de pessoas amadas, únicas, sagradas...

Busque na oração, ir até o profundo de seu ser, a verdade de sua vida.