Buscar

Instituição da Eucaristia: Amor e Humildade


A igreja celebrou nessa quinta-feira, 13, a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Em nossa Paróquia, fieis se reuniram na Matriz, que ficou cheia.

Seguindo rito da cerimônia, padre Jorge lavou e beijou os pés de 12 idosos da nossa comunidade. O ato é o mesmo que Jesus fez com os discipulos antes da última ceia e um sinal de serviço e humildade. Segundo o Evangelho de São João, Capítulo 13, Pedro chegou a questionar Jesus: "Senhor, tu me lavas os pés?" Respondeu Jesus: "Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás". Disse-lhe Pedro: "Tu nunca me lavarás os pés!" Mas Jesus respondeu: "Se eu não te lavar, não terás parte comigo"."

Na reflexão sobre o dia, padre Jorge enfatizou a celebração da Instituição da Eucaristia e Lava-pés não é um teatro "não estamos aqui para encenar nada, mas pra fazer memória, um pedido que o propio Jesus nos fez", afirmou citando a primeira Carta aos Coríntios 11, 24-26 "Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória".Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele bebe