Buscar

Domingo de Ramos: subindo para Jerusalém

LEITURA ORANTE: Mateus 21, 1-11

O que diz o texto?

A vida de Jesus é uma grande subida à Jerusalém. A caminhada que teve início na Galiléia, chega agora às portas da “cidade Santa, Jerusalém. Seu gesto provocativo e escandaloso de entrar Na cidade montado num jumentinho, símbolo da simplicidade e do despojamento de qualquer pretensão de poder e força, causou violenta reação nas autoridades políticas e religiosas.


Com o gesto profético da entrada em Jerusalém, Jesus estava afirmando que não podemos compreender sua missão com base no poder e na força , Os poderosos têm pavor dos que vêm sem nada , despojados de tudo, anunciando a chegada do Reino, fundado na verdade e na justiça.


O que diz o texto para mim?

Jesus entra na cidade rodeado de pessoas simples, que o aclamam porque vêem nele uma luz de esperança, de vida, de libertação. Escutaram palavras de vida, de justiça, de amor, de misericórdia, de paz... viram seus gestos de cura dos enfermos, de defesa dos fracos, de acolhida dos marginalizados.


A entrada de Jesus em Jerusalém é uma boa ocasião para considerar nossa presença cristã, no que este período quaresmal trouxe de mudança em minha vida.


Leia atentamente o Evangelho, com a imaginação recrie o cenário evangélico: a cidade de Jerusalém, o grande Templo, a diversidade de pessoas... Faça-se presente, procure escutar o que dizem, o que fazem...


EM QUE LUGAR DA MULTIDÃO VOCÊ SE ECONTRA?


Procure viver intensamente estes dias, participando das celebrações e meditando o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Arquidiocese de Belo Horizonte | Paróquia Santo Antônio Vila Belém

Rua Sidônia, 185 - São Salvador | Belo Horizonte

(31) 3477-6031

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram